in

PSF do Bairro Alvorada realiza evento de conscientização da prática de exercícios físicos

(esq) Gianine Ribeiro, Simone Dantas e Ana Cláudia Fonseca



Ação de conscientização foi realizada no início da noite da última Quarta-feira (25)
Ação de conscientização foi realizada no início da noite da última Quarta-feira (25) | Foto: Paulo Braga

CAPINÓPOLIS, PONTAL MINEIRO – A equipe do PSF do bairro Alvorada, juntamente com os residentes multiprofissionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizaram um evento de conscientização da prática de exercícios físicos. O evento aconteceu após as 18h desta quarta-feira (25) com o objetivo de atingir a classe trabalhadora que não poderia comparecer em horário comercial.

Atividades físicas e atendimento preventivo foram disponibilizados no trevo de acesso à Capinópolis e também na

praça João Moreira de Souza.

De acordo com o convênio firmado entre a prefeitura de Capinópolis e a UFU, a cada 30 dias, uma equipe de residentes é enviada à Capinópolis e desenvolve uma ação com temas variados. “O objetivo deste projeto é promover os benefícios das atividades físicas à toda população”, afirmou Beatriz Pires, uma das residentes que idealizaram a ação.

A empresária e educadora Adriana Neves Pereira desenvolveu uma animada atividade física com um grupo de participantes no trevo de acesso à Capinópolis.

(esq) Gianine Ribeiro, Simone Dantas e Ana Cláudia Fonseca
(esq) Gianine Ribeiro, Simone Dantas e Ana Cláudia Fonseca | Foto: Paulo Braga

Cerca de 20% do orçamento municipal é investido em saúde e segundo a coordenadora das unidades dos PSF de Capinópolis, Ana Cláudia Fonseca, o município tem 100% da cidade atendida no segmento de saúde e ações preventivas e de conscientização são fundamentais para mudança de atitude da população. “Estamos trabalhando para uma mudança de hábito da sociedade, que muitas vezes não fazem das atividades físicas uma prática constante” disse Ana Cláudia. Ainda segundo a coordenadora, todos os PSF estão preparados para um atendimento eficiente e o paciente deve procurar unidade que corresponde ao setor para uma triagem e caso seja necessário, encaminhamento ao pronto atendimento.

A saúde bucal em Capinópolis é levada a sério e atendimentos odontológicos são feitos em todos os PSF na cidade, com exceção do PSF Osvaldo Prado no bairro Recanto das Acácias que acabou de ter sua estrutura odontológica montada. Segundo Queli Cristina Carvalho, umas das profissionais com grande experiência na área de saúde bucal, as cáries são os problemas bucais mais frequentes em crianças, enquanto as doenças periodontais como a gengivite acometem mais os adultos.

Desde 2013 ações de prevenção e diagnóstico do câncer bucal vem sendo desenvolvidas no município e casos da

(Direita) Naia Cardoso Fontoura
(Direita) Naia Cardoso Fontoura e Gianine Ribeiro | Foto: Paulo Braga

doença já foram identificados com este processo preventivo. “É efetuado um exame preventivo e caso haja alguma situação anormal, o material é enviado para biópsia. Este processo é muito importante para identificação precoce da doença, aumentando as chances de cura”, disse a coordenadora Naia Cardoso Fontoura.

“Cerca de 90% dos casos de câncer bucal são identificados em estágio avançado. Quando há o diagnóstico precoce, o paciente tem 80% de chance de cura”, disse Gianine Bonine Ribeiro, uma das profissionais que prepara o projeto de tratamento psicológico e alopático para fumantes nos PSF de cada bairro. Segundo a secretária de saúde do município, Simone Dantas, cerca de 15 pacientes poderão ser atendidos em cada unidade do PSF para tratamento do tabagismo.

O cigarro, bebidas alcoólicas, próteses mal instaladas e dentes quebrados são um dos principais causadores do câncer de boca.

De acordo com a enfermeira Padrão do PSF Alvorada, Suzilei Ferreira Faria, cerca de quatrocentos (400) atendimentos são efetuados mensalmente na unidade, distribuídos em atendimentos para tratamento psicológicos, enfermagem clínica e odontológico.

Sobre a importância do evento realizado, a secretária de saúde frisou – “A prática de atividades físicas auxilia na prevenção do diabetes e minimiza o risco de problemas cardíacos. A secretaria de saúde não mede esforços para que ações de conscientização como esta ofereçam mais qualidade de vida à família capinopolense “, finalizou a secretária de saúde do município Simone Dantas.

[doptg id=50]


What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Diário do Pontal

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Secretaria da Agricultura está reformando calçadas em torno do Parque de Eventos JK

Conheça a brincadeira da fruta que está tomando conta do Facebook