in

Suspeito de ataque contra consulado dos EUA na Líbia se declara inocente

Ahmed Abu Khattala
Ahmed Abu Khattala
Ahmed Abu Khattala

Ahmed Abu Khattala, suposto líder do ataque de 2012 contra o consulado americano em Benghazi, na Líbia, declarou-se inocente neste sábado (28), em uma audiência realizada após o suspeito ser levado a Washington.

Em uma sessão de apenas dez minutos em um tribunal federal de Washington, a promotoria acusou Khattala de somente um crime, conspirar para proporcionar apoio material e recursos a terroristas no ataque de 2012, que custou a vida a quatro americanos.

Khattala, que estava com uma roupa negra e sem algemas, declarou-se inocente em um breve depoimento, em tom calmo, traduzido por um intérprete.

O suspeito, que foi capturado há duas semanas em Benghazi por forças especiais americanos, solicitou a assistência consular da embaixada da Líbia nos Estados Unidos durante o processo, que deve durar meses.

A acusação decidiu ler unicamente uma acusação contra Khattala na audiência, mas indicou que podem ser acrescentadas mais nos próximos dias, segundo informou o FBI.

O Departamento de Justiça informou neste mês da existência de três acusações contra Khattala, entre elas conspirar para ajudar terroristas, e advertiu que poderiam ser apresentadas outras.

A acusação decidiu não apresentar hoje os outros dois crimes: o de “usar, transportar e possuir uma arma de fogo em relação com um crime violento” e o de “matar uma pessoa no curso de um ataque a instalações federais com o uso de uma arma de fogo ou arma perigosa”. Esta última acusação poderia significar a pena de morte.

“Agora que Ahmed Abu Khattala chegou aos Estados Unidos, enfrentará todo o peso do sistema de Justiça”, disse hoje o secretário de Justiça dos EUA, Eric Holder, em um comunicado.

“Provaremos, sem deixar lugar a dúvidas, o papel do acusado no ataque que matou quatro valentes americanos em Benghazi”, acrescentou Holder.

O juiz federal encarregado do caso, John Facciola, ordenou hoje a detenção sem fiança de Khattala e programou novas audiências para 2 e 8 de julho.


What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Diário do Pontal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brancos e ricos são maioria na torcida do Brasil no Mineirão

Spinning para praticar na academia e emagrecer de forma eficiente