in ,

Treino e dieta certos para seus objetivos, seja ganhar massa ou emagrecer

Exercícios aeróbicos são essenciais para quem quer emagrecer



Exercícios aeróbicos são essenciais para quem quer emagrecer
Exercícios aeróbicos são essenciais para quem quer emagrecer

Quando uma mulher coloca na cabeça que vai começar a se alimentar melhor e entrar na academia para mudar o corpo, ela passa a fazer algumas alterações no cardápio, como diminuir carboidratos, aumentar proteínas e deixar as besteiras de lado. Além disso, ela começa a fazer séries de exercícios com alguns minutinhos de esteira ou bicicleta antes ou depois. Provavelmente você conhece esse cenário.

O problema é que as pessoas não são iguais, seus objetivos podem variar e consequentemente suas dietas e treinos são diferentes. É o que explicam profissionais consultados.

Para o endocrinologista Renato Zilli, as dietas para quem quer emagrecer e para quem quer ganhar massa muscular são distintas. Além disso, a genética entre as pessoas é diferente, ou seja, duas pessoas que têm o mesmo objetivo não são geneticamente iguais e podem ter um cardápio oposto.

Dieta ideal

“Quando queremos emagrecer, não é só diminuir caloria, tudo depende do grau de sua atividade física. Você tem que ingerir menos calorias do que gasta. Já para ganhar massa muscular, o segredo é comer de 3 em 3 horas para não haver perda energética e uma dieta com mais calorias do que gasta”, explica.

Ainda segundo Renato, uma boa escolha para quem quer perder aqueles quilinhos a mais é fazer a dieta da proteína. Nela, você tira todo o carboidrato e consegue emagrecer mais rápido. “Ela ajuda na motivação inicial, mas a pessoa fica mais fraca”. Como toda dieta restritiva, não deve virar hábito e ser seguida por muito tempo.

Já para os “marombeiros” de plantão, uma boa suplementação vai ajudar no ganho de massa muscular, mas Renato alerta: “Muitas pessoas jovens estão evoluindo com doença renal por excesso suplementação”. Por isso, é importante sempre consultar um profissional.

27052016-fitness-fica-grande

Treino ideal

Além de uma dieta adequada para cada tipo de pessoa e objetivo, o treino que a pessoa faz na academia também é diferenciado. Segundo o educador físico Sidney de Oliveira, quem quer emagrecer tem que pegar firme nos exercícios aeróbicos (bicicleta, corrida, caminhada, natação). Já para quem quer ganhar massa muscular, o segredo é a musculação.

“O treino aeróbico vai ativar mais rápido o processo de queima de gordura. Já o treino para ganhar massa magra deve ser mais curto, com alta intensidade e cargas elevadas”, conta Sidney.

Existe ainda um treino cruzado, que tem tanto a musculação quanto os exercícios aeróbicos. Ele também ajuda no emagrecimento, mas de maneira mais lenta. “Quem já é muito magro e quer ganhar massa deve evitar exercícios aeróbicos e focar na musculação”, ressalta o educador físico.

Treino para emagrecer x treino para ganhar massa muscular

A pessoa que vai à academia para ganhar massa muscular não precisa ficar nem uma hora fazendo exercícios. Para Sidney, esse tipo de treino deve durar até 45 minutos. A carga deve ser bem pesada (80% acima de sua capacidade) e não deve ter muitas repetições: “no máximo 10”.

Para emagrecer as coisas são um pouco diferentes. “No mínimo 45 minutos de treino”. A partir daí, a pessoa tem de ir no seu limite. Mas ele ainda ressalta que é muito importante realizar um teste ergométrico para avaliar a capacidade individual.

E é sempre importante lembrar que os treinos, ainda mais os que evolvem cargas altas, devem ser supervisionados por profissionais para evitar lesões.


What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Diário do Pontal

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Ator Johnny Depp é acusado pela mulher de cometer violência doméstica

Caminhão carregado de mortadela tomba próximo a Uberlândia e pessoas tentam saque