in

MPF ajuíza civil pública para melhorar atendimento de pacientes no Hospital do Câncer


O Ministério Público Federal (MPF) ajuízou uma ação civil pública contra a União, estado de Minas Gerais, município de Uberlândia e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para melhorar as condições de atendimento dos pacientes do Hospital do Câncer.

A ação teve início após o MPF receber, em 2015, uma representação do chefe do Setor de Oncologia do hospital, que relatou diversos problemas com relação ao tratamento oncológico de pacientes. Entre eles, estavam a inexistência de um Pronto Atendimento Oncológico, diminuição no número de cirurgias, dificuldade ou até impossibilidade de realização de alguns exames médicos e falta de manutenção preventiva de equipamentos e de remédios para tratamento do câncer.

Vale lembrar que o atendimento no Hospital do Câncer de Uberlândia é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e atende em torno de 7,5 mil pacientes por ano, oriundos de até 80 cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, além de municípios dos estados de São Paulo e Goiás.

O procurador da República Cléber Eustáquio, autor da ação, afirmou que existe uma clara omissão dos réus com relação ao problema, já que o SUS não cumpre a função de oferecer atendimento efetivo para os pacientes, além de citar o aumento de casos de câncer por todo o país e a falta de recursos por parte do Hospital de Clínicas da UFU (HC/UFU), responsável por manter o Hospital do Câncer.

O MPF pede à União, estado de Minas Gerais, município de Uberlândia e a UFU que atendam em até 60 dias, medidas para solucionar o problema. Entre elas, colocar em funcionamento o Pronto Atendimento Oncológico, contratar profissionais e adquirir mobiliário para o Centro de Medula Óssea, o Centro Cirúrgico Oncológico, a UTI e a Enfermaria Cirúrgica, e criar um fundo de reserva de recursos financeiros para a aquisição de medicamentos e custear a manutenção de equipamentos de tratamento de radioterapia.

A ação civil pública também pede à UFU que divulgue a quantidade de pacientes atendidos pelo setor de Oncologia do Hospital do Câncer nos anos de 2017 e 2018 e quantos foram diagnosticados com câncer metastático.

 


What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Diário do Pontal

Vai procurar emprego hoje? Veja 36 vagas disponíveis no SINE de Ituiutaba

Verba do Minha Casa Minha Vida termina em junho, diz ministro do Desenvolvimento